Paginas

quarta-feira, dezembro 21, 2011

Papai Noel


Vcs sabiam que papai Noel nem sempre foi assim:
http://peregrinacultural.files.wordpress.com/2011/10/papai-noel-c3a1rvore-de-natal-ornamento-de-natal-dc3a9cada-1950-revistailustrac3a7c3a3o.jpg?w=510

A figura de Papai  Noel surgiu apenas no século XIX. Inicialmente ligada a um bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, dava presentes aos pobres e conseguiu dotes para moças casarem (uma exigência da época). Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A imagem do velhinho acabou sendo explorada pelo capitalismo para o incremento de consumo que vem da troca de presentes. De qualquer maneira, os anos fixaram a festa como sendo um momento de festa em família e confraternização. Mesmo para algumas religiões que não são a Católica ou as cristãs, a data é lembrada, sem as mesmas proporções, já que Cristo é considerado um profeta para muçulmanos e espíritas.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um gorro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo. Mas na realidade, o cartunista Thomas Nast, mestre da charge politica americana já havia apresentado no Séc. XIX um Papai Noel com roupas vermelhas ao mundo.
Atualmente, a figura do Papai Noel está presente na vida das crianças de todo mundo, principalmente durantes as festas natalinas. É o bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha que, na véspera do Natal, traz presentes para as crianças que foram boas e se comportaram bem durante o ano. Ele habita o Pólo Norte e, com sua carroagem puxada por renas, traz a alegria para as famílias durante as festas natalinas.

Nenhum comentário: