Paginas

segunda-feira, setembro 19, 2011

Reacionário e Revolucionário

Eu sempre fico confuso com a palavra reacionário. Parece-me que reage a alguém que se rebela contra algo. Mas significa
exatamente o oposto.
Um reacionário é alguém que nada quer mude. Dado um fato errado, doloroso, todos nós reagimos de forma diferente. Alguns reagem sem pensar. Outros reagem de uma forma inesperada.

Os seres humanos são imprevisíveis, nunca se sabe para onde atirar. Uma reação em resposta à ação. Em uma situação há reações quantas pessoas, e uma pessoa pode mesmo reagir de forma diferente à mesma situação. Há reações surpreendentes. Reacionário ou revolucionário.

Não importa, o que importa é a mudança que não pára.Tudo muda constantemente. Nenhuma reação Podemos ficar um longo tempo, mas vem sempre à revolução. Quando a revolução começou, não pode parar nada. Revolução é uma reação, uma reação a algo errado. Alguns resistem à mudança até que a mudança é irresistível e impossível não reagir, não se deixe influenciar pela revolução que muda radicalmente nossas vidas.

Ação, reação, eo mundo avança e muda vidas. O reacionário, dizem eles, com medo da mudança. O revolucionário quer mudar a ordem das coisas no mundo que é injusto.Eu acho que você não pode viver sem o outro. Para a história avança, alguém tem que propor a mudança, e objeto qualquer. Neste lance vital vem com mudanças e contratempos, e do progresso. A reacionária revolucionária, hoje, é amanhã. Alguns optam por mudar, outros temem ao tentar pará-lo e, se possível, matar.

Nenhum comentário: