Paginas

sexta-feira, junho 03, 2011

Bullyng

Bullyng é uma discriminação, feita por alguns cidadãos contra uma única pessoa .
Mas não é uma coisa simples, que se podem vencer de um dia para o outro.Bullyng é um mal que se carrega durante um período muitíssimo grande.Quando alguém diz que seu cabelo esta estranho, vc provavelmente vai correndo par o espelho mais próximo se arrumar.Agora imagina duas,três.dez pessoas,todo dia,falando mal do seu cabelo,de coisas vc não tem culpa de ter ou muitas vezes de não ter.Sim,isso seria completamente insuportável,quer dizer,sua alto estima fica la em baixo,e os malvados causadores de bullyng seriam os heróis.O que vc faria?se mataria?Sim existem crianças que se suicidam,mas não com ideia que a vida delas é uma droga,sim,de que eu vou morrer porque sou feia e tudo que eles dizem é verdade.
Apelidos como "rolha de poço,"baleia",quatro olhos",vara pau entre outros e atitudes como chute,empurrões e puxões de cabelo.Alunos "esforçados" que geralmente sofrem represálias por parte de seus colegas em geral não por caracteristicas físicas mas também intelectuais são comportamentos típicos de alunos em sala de aula.Brincadeiras próprias de idade?Não.São atos agressivos,intencionais e repetitivos,que ocorrem sem motivação evidente e que caracterizam o chamado fenomeno bullyng.
 Existem filmes que retratam o bullyng em um deles é Bullyng-Provocações sem limites:

O filme Bullying – Provocações sem limites, ao contrário de ser americano, pois nos Estados Unidos essa ação é praticada há muito tempo e violentamente nas escolas públicas, dentre outras razões, por causa de intriga entre gangues, adicionada a facilidade de manuseio de armas de fogo; esse filme é espanhol, o que nos mostra que na União Européia esse tipo de violência está aumentando, com estatísticas que colocam a Inglaterra em primeiro lugar neste tipo de violência.
No filme o personagem principal é Jordi, que junto com sua mãe se mudam para Barcelona, já que passaram por momentos ruins na cidade anterior.
Jordi no primeiro dia de aula na escola nova se destaca em sua turma, na aula da matemática, o que faz chamar a atenção de um grupo de garotos zombadores. Entre esses garotos está Nacho, que mora no mesmo apartamento de Jordi. Nacho é o garoto que articula as ações de Bullying. Ações degradantes, muito ruins e tristes são sofridas por Jordi, que não conta a ninguém a sua situação, nem a sua mãe, seja talvez, pelo fato dela estar se tratando com um psiquiatra.
Assim, o sofrimento de Jordi aumenta por não contar com ninguém, porém isso começa a mudar quando ele conhece uma garota que também sofria bullying.
Os dois se conhecem pessoalmente e começam a se gostar.
Em uma cena do filme, essa garota vai parar no hospital, sofrendo uma parada respiratória por ter apanhado de um grupo de garotas na escola.
Nessa mesa hora, Jordi que tinha ido ver essa garota no hospital sai correndo e fica longe de casa por uns dias.
No fim do filme, após sua mãe e o vizinho “Fred” terem procurado Jordi por todos os lugares, Jordi se suicida, pulando do telhado de seu apartamento.
É então mostrado o caixão do garoto na quadra de sua escola, com os alunos de sua sala colocando flores sobre ele.
Na última cena, na sala de aula, sem Jordi e sem o grupo dos garotos zombadores que foram expulsos da escola, o professor diz sentir falta de Jordi e inicia sua aula. O filme acaba com a voz de um narrador falando sobre as estatísticas de casos de bullying na União Européia.

Nenhum comentário: